Diwali- O festival indiano das luzes

by - outubro 30, 2016

Hello Romeu e Julieta! A Índia está em festa. Estamos passando pelo momento de comemoração do Diwali. Então acendam suas velhinhas que nessa postagem vou explicar mais sobre essa festa indiana para vocês. Não é somente o Holi que é famoso por lá não. Vem conferir! 

O que é Diwali?

O Diwali também é conhecido como Deepawali. É uma festa religiosa hindu, com significado muito importante para os indianos. Geralmente é comemorada uma vez ao ano (outubro ou novembro), sendo a comemoração para eles, equivalente ao Ano Novo para nós. O Diwali também é conhecido como o Festival das Luzes, antes era comemorado por cinco dias, agora acredito que esse tempo tenha diminuído para dois. O Diwali lembra a destruição de Narakasura por Sri Krishna, representando assim, a destruição do mal. Também é comemorado por budistas no Nepal.

Decoração do Diwali

A Índia fica iluminada por velas, lamparinas e afins. As luzes representam a Vitória do bem contra o mal na batalha interna de cada ser humano. As pessoas enfeitam as casas com velas feitas manualmente, geralmente em tigelas de barro. Flores de papel, fogoso de artifício, lamparinas à óleo. O Rangoli também faz parte da decoração. É uma espécie de decoração feita no chão com arroz colorida, farinha seca, pétala de flores ou areia colorida. Muito parecido com os desenhos feitos aqui no Brasil para comemoração do Corpus Christi. Só que Rangolis são geralmente em formato de flores de Lótus e mandalas e simbolizam boa sorte. A casa é perfumada e enfeitada em homenagem à Lakshimi, importante deusa indiana da fortuna, beleza, saúde e fartura.

Como os indianos comemoram o Diwali

Diwali é sinônimo de união e família. Então, eles usam roupas novas, entoam mantras, fazem encenações teatrais, musicais e trocam presentes. Os irmãos se presenteiam com pulseiras artesanais, outros presentes ou dinheiro. Os doces também são presença forte no Diwali, como o Barfi, que é uma guloseima de preparo muito fácil. Geralmente feita com creme de leite, açúcar, coco e amêndoas. O prato salgado pode ser arroz temperado com massala, outros aperitivos e molhos. O Diwali é um festival incrível, de purificação e união. Happy Diwali para você. Que possamos iluminar nosso espírito com boas ações fazendo o  mal correr de nós.

Para finalizar deixo esse vídeo bem humorado sobre o Diwali para vocês. Namastê!


You May Also Like

6 comments

  1. Oie! :)
    Que linda essa postagem! <3
    Eu gostaria de conhecer a India, deve ser uma comemoração tão singela e maravilhosa!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Paloma!
    Amo essas comemorações cheias de luz e cores.
    Minha vela anda sempre acesa aqui.
    NamastÊ!
    Desejo um ótimo Halloween e um mês maravilhoso!
    "O conhecimento chega, mas a sabedoria demora."(Alfred Tennyson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei esse vídeo,amiga!
    gosto muito da cultura origem indiana!!!!
    Bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. É muito lindo esse festival! :OO Paloma, indiquei o blog de vcs pra uma tag de halloween, se não tiverem ideias do que postar nesse dia e quiserem fazer, eis o link: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2016/10/mes-das-bruxas-5-tag-de-halloween.html

    Beijocas da Saroca!

    ResponderExcluir
  5. Acho essa comemoração super linda, mas não sabia que era nessa data do ano. Adorei conhecer saber mais sobre o festival!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Boa noite,
    Como vai?
    Não sabia desta tradição indiana. Sempre bom aprender e assim respeitar outras culturas :)

    Beijão e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir