Hipermídia- Estudos semióticos de Lúcia Santaella

by - outubro 20, 2016

Por Paloma Viricio

Estudos Semióticos de Lúcia Santaella

Como podemos conceituar o texto? Será que ele se resume apenas naquilo que vemos escrito? Os 
estudos semióticos começam a entender que o texto é muito mais do que isso e vem passando por diversas transformações gradativamente com o uso das tecnologias digitais.

A Hipermídia

Lúcia Santaella define hipermídia como uma nova linguagem híbrida que integra texto, imagens fixas e em movimento, som, música e ruído. Transformando, assim, completamente o  modo como entendíamos o texto, a imagem e o som. Foram várias as mudanças desde o jornal (impresso), rádio, TV até a mergulharmos no universo da internet.

Novos meios de Comunicação

É importante lembrar que nenhum novo meio de comunicação que surge substitui o antigo, muito pelo contrário, apenas agrega valor juntamente com aquele que já existia. Para Santaella, a escrita e imagem não somente convivem como também se misturam a partir do século XX. 

A cultura das Mídias

A cultura das mídias surge então, como a cultura da multiplicação midiática que se intensificou com a mistura entre linguagens e meios. Na internet, a forma de apresentação do texto muda da convencional para a hipertextual. O texto foi inserido de várias maneiras durante a história da humanidade e a forma digital é apenas mais uma delas. 

Literatura em Rede

Apresentações textuais tradicionais como jornais, enciclopédias e livros estão sendo digitalizadas e mesmo assim muitas pessoas ainda acham a leitura no impresso mais confortável. O livro Literatura em Rede- Mudanças no hábito comunicacional do indivíduo na Web 2.0, mostra como a literatura adaptou-se ao meio virtual e conquistou diversos adeptos através da rede, além de contar como ocorreram as transformações na comunicação do homem por meio do virtual.  A hipermídia seria então uma forma privilegiada para mensagens curtas em formato multimídia, que como as anteriores não substituiriam as já existentes e sim as completaria.

You May Also Like

1 comments

  1. Olá, Paloma.
    Nossa, eu só lembrei da disciplina de Semiótica lá no início do curso. rsrs
    Adorei o post. Você apresentou tudo de forma bem clara.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir