O Vinho Simboliza a Celebração do Natal

by - dezembro 13, 2016


Por Rosi Feliciano

Conheça os 5 principais benefícios do vinho e saiba como escolher o vinho certo

Natal é uma data Cristã importante para lembrar o nascimento e amor de Cristo, sua celebração é juntar toda a família e amigos para confraternizar o Natal.
O vinho faz parte da História de Cristo e do Natal é também um dos alimentos que Jesus usou na santa ceia: o pão e o vinho.  O vinho aparece no milagre realizado em um casamento, onde Jesus transformou água em vinho.
vinho é alimento antigo e popular no mundo inteiro. Existe uma variedade grande de uvas e assim vinhos de vários tipos com muitos benefícios.


Como Escolher o Vinho Perfeito?

O vinho perfeito é o vinho que é perfeito para você!

Isso depende de gosto de cada pessoa e a ocasião.

Para escolher o vinho perfeito é preciso analisar questões como gostar mais do seco, doce ou suave e ainda a ocasião que vai consumir o vinho como: clima, acompanhado ou não das refeições.

Consuma os vinhos sem adição de açúcar porque são mais saudáveis e tem na média 60 kcal a cada 100 ml.

 Benefícios do vinho tinto para a saúde

Nas últimas décadas, a sociedade médica tentou encontrar a explicação do que é chamado de "paradoxo francês" associado ao consumo de vinho tinto.
O paradoxo francês refere-se à observação de que os franceses sofrem uma incidência relativamente baixa de doenças coronárias, apesar de ter uma dieta relativamente rica em gorduras saturadas.
O fenômeno foi observado pela primeira vez pelo médico irlandês Samuel Preto em 1819.
Todos sabem que a cozinha francesa está cheia de alimentos gordurosos, além do consumo de vinho.
Ao mesmo tempo, a incidência de doenças do coração em França é 40% menor do que o esperado para a sua dieta alta em gordura (especialmente para utilizadores vinho tinto). Então, onde está o segredo?
Uma investigação levou a descobertas fascinantes: o vinho tinto contém antioxidantes muito poderosos (chamados “polifenóis” e “resveratrol”) que não só protegem o sistema cardiovascular contra dano oxidativo induzido pela inflamação, mas pode proporcionar outros benefícios saúde, tais como o aumento da expectativa de vida, a prevenção de câncer, e a proteção do sistema nervoso, melhorando a saúde mental, prevenindo o stress e a depressão, etc.
Alguns cientistas sugerem que os que bebem em doses moderadas pode ter um risco significativamente menor de doenças como: câncer, diabetes, doença de Alzheimer e todas as coisas que vem em conjunto com o envelhecimento.

Os cientistas observaram que os polifenóis podem proteger as células e tecidos do organismo contra danos que podem levar ao desenvolvimento de doenças tais como o câncer e doenças do coração.
É importante mencionar que os polifenóis do vinho é a pigmentação colorida que se da nas uvas, assim, o vinho tinto tende a ter uma maior concentração de polifenóis que o vinho branco.
Constatou-se também que os vinhos europeus tendem a ter mais polifenóis que vinhos americanos em geral.
Beber um copo de vinho tinto por dia, de preferência durante o jantar, poderia ser uma boa ideia para um ponto de vista anti-envelhecimento, anti-cardiovascular e anti-câncer. Beber mais do que o recomendado pode ter o efeito oposto sobre sua aparência e sua saúde.
Mulheres absorve o álcool mais rápido do que os homens por causa de seu baixo conteúdo de água corporal e diferentes concentrações de enzimas no estômago: isto significa que o consumo moderado de vinho deve ser em menor quantidade para as mulheres do que para os homens. Apenas o consumo moderado de vinho tinto pode proporcionar benefícios à saúde.

1.    Benefícios de Saúde vinho tinto - câncer
Os benefícios que o resveratrol tem mostrado em testes de laboratório com mamíferos demonstrou que o resveratrol pode prevenir e reduzir o câncer. Foi dada especial atenção à suas fortes propriedades antifúngicas e antivirais.
Os antioxidantes presentes no vinho tinto pode desempenhar um papel positivo no caso de câncer da mama, mas com o álcool, o vinho tinto, não só se aumenta o risco de desenvolvimento do câncer da mama, mas também o risco de recorrência.
Cientistas da Universidade de Leicester (Reino Unido) informou que o consumo regular e moderado de vinho tinto podem reduzir as taxas de tumores do intestino cerca de 50%.
Um estudo publicado em 2014 descobriu que o resveratrol pode prevenir o câncer do cérebro e garganta. O resveratrol mata as células danificadas que podem levar ao câncer.
Pesquisadores do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles descobriram que substâncias químicas nas cascas e sementes de uvas vermelhas reduzem os níveis de estrogênio, aumentando a testosterona em mulheres na pré-menopausa: isto é, certamente, refletida em um risco mais baixo de desenvolver câncer da mama.
Não é só o vinho tinto que possuem os benéficos, mas sua matéria-prima: as uvas vermelhas.
Eles sugeriram que, quando as mulheres escolhem consumir uma bebida alcoólica, eles devem considerar vinho tinto.


2.    Benefícios do vinho tinto sobre a saúde - Depressão

Cientistas espanhóis relataram que beber vinho tinto pode reduzir o risco de depressão: as mulheres e os homens que bebiam dois a sete copos de vinho por semana eram menos propensos a serem diagnosticados com depressão.
Em melhores resultados foram observados ainda em pessoas com um estilo de vida saudável.

3.    Benefícios do vinho tinto sobre a saúde - Envelhecimento

Pesquisadores da Escola Médica de Harvard relataram que o vinho tinto tem propriedades anti-envelhecimento: o resveratrol é responsável por este efeito benéfico.
Cientistas da Harvard Medical School foram os primeiros a provar alguma conexão entre as propriedades anti-envelhecimento de resveratrol e um gene específico.
É interessante mencionar que as propriedades anti-envelhecimento de vinho tinto têm sido bem conhecido há séculos: mosteiros de toda a Europa estavam convencidos de que o motivo da longevidade de seus monges, em relação ao resto da população, é em parte, devido ao seu consumo moderado e regular de vinho.
Estudiosos da Universidade de Londres descobriram que as procianidinas, compostos normalmente encontrados no vinho tinto, mante os vasos sanguíneos saudáveis ​​e são um dos fatores que contribuem para a maior expectativa de vida.
Os problemas de memória são considerados um "efeito colateral" comum no envelhecimento. Testes de laboratório com ratos, os pesquisadores da Texas A & M Health Science Center College of Medicine descobriram que o resveratrol pode ajudar a prevenir o declínio da memória associado à idade.


4.    Benefícios de Saúde vinho tinto - Peso

Muitos se perguntam vinho engorda ou emagrece? Pesquisadores coreanos encontraram que o piceatannol encontrado nas uvas vermelhas é semelhante ao resveratrol, pode bloquear processos celulares que permitem que as células de gordura parem de se desenvolver e crescer.
Eles sugeriram que o vinho tinto, precisamente o piceatannol poderia ser usado para a perda e controlo de peso.

5.    Benefícios do vinho tinto sobre a saúde - dentes

The Business Journal of Agricultural and Food Chemistry publicado  em 2014 relatou que  o vinho tinto pode matar as bactérias prejudiciais que vivem na boca e que podem causar doenças dentárias. Eles sugeriram que o vinho tinto pode prevenir as cáries.

You May Also Like

5 comments

  1. Vish, acho que comemoro o natal de forma errada então, aqui não costuma ter vinho :( mas já vou dar a dica pra minha mãe kkkk

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk Menina, aqui a mesma coisa. Então, também estamos errados, vocês não estão sozinhos nessa. kkk

      Excluir
  2. Olá,
    Eu não bebo vinho. Na verdade, não bebo nada. rsrs
    Adorei saber as curiosidades e os benefícios dessa bebida.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Um dos símbolos do Natal são os vinhos e o que poucos sabem é que o vinho pode trazer benefícios para saúde.

    ResponderExcluir