Resenha- O encantador de livros- Lucas de Sousa

by - março 10, 2017

Sousa, Lucas de. O encantador de livros- 1.ed. Rio de Janeiro: Ler Editorial, 2016.
Aventure-se na Cidade dos Livros ― um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça. Um romance infantojuvenil que desperta a consciência para a importância da leitura e as ações transformadoras que ela pode gerar.

Classificação de Resenha:














Ficha Técnica
ISBN-10: 8568925332
Ano: 2016
Páginas: 148
Idioma: português
Editora: Ler Editorial


Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 0910
Diagramação: 07/10
Conceito Geral: 80/100

A cidade dos livros
Por Paloma Viricio
Visão Geral

Lá, como em nenhum outro lugar do planeta, as pessoas liam muitos livros. Os devoravam dia e noite, sem parar. E por mais que leitura fosse uma prática considerada solitária, lá a solidão parecia não ter espaço”, p.05. A primeira vez que vi a obra de Lucas de Sousa fiquei instantaneamente encantada. Pensei: “Como uma pessoa que ama ler não poderia gostar de um livro que fala sobre livros?” É exatamente isso. Essa obra contagia por excelência.

O encantador de Livros é uma ficção fantástica sensacional.  Lucas de Sousa sabe usar as palavras com maestria. Ele criou um mundo completamente dele que chama atenção de todos que também gostam de se aventurar pelas páginas de uma boa brochura. Um talento da literatura brasileira que escreveu seu primeiro romance aos quatorze anos e que vem encantando os leitores desde então. “Monteiro Lobato ajudou muitas pessoas na cidade dos livros. Por onde passava, arrastava consigo uma montanha de elogios. Contavam para Benjamim que ler suas histórias era como comer a bala mais saborosa e todas ou brincar no brinquedo mais divertido do mundo”, p.48.

Indico esse romance infanto-juvenil para pessoas de todas as idades. O autor encanta porque fala sobre livros de forma poética, leve, apaixonada. “(...) todas as letras são mágicas, nos levam para todos os lugares, até mesmo aqueles inimagináveis. São árvores frondosas, dessas cheias de frutos gostosos. E ainda é sorriso de mãe, de bebê... elas são vida”, p.99. As personagens foram bem construídas, sempre estão fazendo com que o leitor se emocione. Elas são muito intensas. Benjamim é um doce de criança. Apesar de ser analfabeto nutre um amor muito grande pelos livros. Parte disso acredito que se deve pelo fato de ele saber que a leitura faz bem para as pessoas daquela cidade como para todo o mundo. Os amiguinhos dele são bem engraçados e juntos promovem várias aventuras. Bonanza, o prefeito louco, debochado, é o responsável pelas maldades promovidas na cidade do livro, não muito diferente dos nossos governantes. É a fantasia envolvida pela realidade. Ângelo é um personagem sensacional! Posso dizer que se tornou meu preferido. Ele me encantou desde a primeira fala.

O único ponto que me incomodou um pouco foi o fato de o final se tornar bastante corrido. A narração estava tão boa que queria mais e mais. Acho que o autor poderia ter esticado um pouco mais a finalização do livro. Fora isso, só tenho elogios. Quero ler muitas outras obras do autor. Sensacional! “Quando algo parecia se quebrar, era como se o coração de Benjamim pudesse explodir. Mas antes de ir até lá para reclamar, o medo o freava. A pessoa lá embaixo, talvez passasse por condições difíceis, tendo de buscar ajuda urgentemente”, p.68.
Design e diagramação

A capa de O encantador de livros  está linda. Combina perfeitamente com o que a trama conta. Essa tonalidade azul com letras rosas ficou tão fofa. No miolo também encontramos ilustrações, pequenos livros dão as boas-vindas aos inícios dos capítulos. O papel usado para impressão foi o pólen, as letras e espaçamentos se apresentam em bons tamanhos para leitura. Achei o sumário desnecessário porque os capítulos não possuem títulos, apenas numeração. Não sentiria nenhuma falta se ele não estivesse no livro. Além disso, aconselho que seja feita outra revisão porque encontrei muitos errinhos. 

Sobre o autor

Lucas de Sousa nasceu no Rio de Janeiro. Sempre rodeado de livros e estimulado pelos pais, apaixonou-se pelas letras, especialmente por aquelas que contavam histórias fantásticas. Escreveu seu primeiro livro aos catorze anos. Ator, formado pelo Retiro dos Artistas, e estudante de Psicologia, Lucas também é Coordenador Pedagógico do Projeto ECO REDE, na Cidade de Deus e trabalha para sensibilizar crianças e jovens na formação do gosto mágico pela literatura. Fonte: Skoob.
Licença Creative Commons
O trabalho a cidade dos livros de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

5 comments

  1. Oi Paloma,
    Adorei a dica de hoje. Não conhecia a obra!
    Gosto muito de livros infanto-juvenis, porque tem uma pureza e sensibilidade que tocam meu coração.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tão curiosa com este livro!
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderExcluir
  3. Muita fofura o seu gatinho agarrado no livro hahaha se já acho a capa do livro bonita, imagino o quão linda seja a história por dentro do livro, um livro que aliás, fala sobre esse assunto mesmo! Adorei a resenha, curiosa pra ler a obra!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir