Fotografia Velha

by - maio 08, 2017


O menino da cidade já não sabia mais como era ter os pés tocando a terra. As paredes, os prédios, as avenidas, tudo fazia com que ele se esquecesse como era olhar para longe e conseguir ver o céu tocando a terra lá no horizonte. O menino tinha uma saudade no coração que ele não entendia, nem sabia direito de onde vinha. Toda vez em que ele olhava pela janela do ônibus e via as pessoas esperando pela próxima condução para poderem ir para casa, cansadas, estressadas, ele pensava que aquela era uma vida difícil e todos sabiam disso, mas era a vida que eles conheciam e que lhes era alcançável.
O que ele poderia fazer? Era aquilo que ele se tornaria afinal? Como aquele senhor idoso sentado mais afastado no banco, olhando para longe com os olhos caídos, as rugas falavam a maldade do tempo, as mãos trêmulas falavam o cansaço do corpo. Ele seria mais alguém que espera para ir pra casa? Mais alguém que se perde em pensamentos antigos, como agora?
Nenhum medo era maior do que se esquecer de casa. Aquela casinha na zona rural de onde ele veio, onde ele podia brincar com carneiros, onde ele espantava os bois e em outras vezes corria deles. Onde ele saia com seu estilingue para caçar pardais, tentava pescar os peixes com seu tio, mas acaba espantando muito mais do que pescando, por causa da mania de querer tomar banho no rio. A vida mais simples era tão difícil quanto aquela na cidade, mas a maior diferença era que antes ele se sentia em casa de verdade, e agora ele se sente sempre perdido.

Agora ele não se lembrava de qual era a sensação, como era correr descalço nas estradas de terra, a sensação de tocar e subir numa árvore, comer uma fruta direto do pé, nadar no rio, coisas que ainda reverberava na sua mente, mas eram imagens que pareciam perder a cor como uma fotografia velha.


Oi, pessoal! Eu sou Jadson Lucas Ribeiro, tenho 22 anos completados em Março. Sou estudante de Artes Visuais pela UFRB. Adoro escrever desde meus 14 anos, quando comecei a escrever poesias, depois passei a me aventurar pelo mundo das crônicas, e enfim escrevi meu primeiro romance aos 17 anos, o qual só publiquei no ano seguinte com 18 anos. Minha primeira publicação, porém, foi um conto romântico, publicado numa Coletânea de contos da Editora Andross. O meu primeiro romance se chama "De Novo: dois segundos para o amor" e foi lançado em 2014 pela editora Selo Jovem.



Facebook PessoalTwitterGoogle + - Blog Pessoal

You May Also Like

8 comments

  1. Lindo texto e linda imagem....

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. O Jadson é fera!
      Bjus!

      Excluir
  2. Oi Paloma,
    Ótimo texto.
    Não conhecia o autor, vou procurar saber mais das obras deles.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ele tem livro publicado. Dá uma olhada no blog dele. É fera!
      Bjus!

      Excluir
  3. Jadson!
    Difícil para quem viveu no campo se adaptar aos centros urbanos.
    É bem como fotografia velha mesmo, quase ninguéem mais se lembra delas.
    Desejo uma ótima semana!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    O tempo passa e envelhecemos e muitas vezes recordamos das situações tão leve de ser criança.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir