Resenha- João e Maria- Irmãos Grimm- Clássicos TodoLivro

by - outubro 13, 2017

joão-e-maria-irmaos-grimm

João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a esposa, decide largá-los na floresta porque a familia não tem mais condições de mantê-los. No caminho pela floresta João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e caracteristico da obra, acabam sendo comidas pelos passáros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta. 
Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planejava engordar as crianças para depois comer de sua carne. Enquanto João se alimentava e aos poucos engordava, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima. 
Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam jogando-a dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas. 

Classificação:

Ficha Técnica
ISBN-13: 9788537600276
Ano: 2007 
Páginas: 20
Idioma: português 
Editora: Todolivro

Notas
Capa: 06/10
Conteúdo: 08/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 75/100

O caminho dos doces
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Essa versão de João e Maria que li faz parte da coleção Clássicos Todo livro. É um livro bem curtinho, apenas 20 páginas. Isso li em minutos. Mas digo que cada pedacinho de texto valeu por si só.

Adoro essa trama. Mesmo já sabendo qual é o enredo e o final não me canso de ler. Minha infância foi marcada por contos de fadas. João e Maria foi um deles. É algo que quando lemos trás junto lembranças de quando éramos crianças. Lembro que sempre fui mais gordinha. E minha irmã ficava falando... “Está vendo? Se fossemos nós, você seria comida primeiro”. Eu ficava com uma raiva eterna e puxava o cabelo dela. Coisas de crianças! Só sei que minha imaginação ia longe com toda a trama. Gente, até hoje muito me surpreende a crueldade dessa madrasta das crianças. Oh bicha ruim. E o pior de tudo é que o pai é o típico ‘banana’ que não faz nada e deixa as crianças se lascarem. No final o Zé Mané acaba se dando bem também. É mole? Pilantragem até nas historinhas infantis.



Bom, indico esse livro para crianças que estão começando a alfabetização (Faixa de 05 anos em diante). Possui diversas ilustrações e texto de fácil entendimento o que é um prato cheio. Tenho certeza que os pequenos irão querer ler e reler o livro diversa vezes. Isso é bom porque além de treinarem a leitura vão também pegando gosto pela literatura desde de cedo. Quer coisa melhor? Pode ler sem restrição.

Design e diagramação
A capa do livro é bem fofinha. Amo livros infantis. Ai... as ilustrações do miolo dão um toque todo especial a história. Ficou show!

Licença Creative Commons
O trabalho O caminho dos doces de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.


Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

3 comments

  1. Olá Paloma
    Siiiiim esse livro dá uma nostalgia danada dos tempos de criança, acho muito chato ser adulta viu???
    Eu ficava triste por as crianças terem uma madrasta tão megera e um pai tão banana que nem a casa feita de doces me confortava.
    Um clássico para todas as idades e as ilustrações devem ser maravilindas.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir